Locomotiva de Som – System of a Down

Fala galera! Este que vos fala é o Héric e hoje venho falar pra vocês de mais uma excelente banda. Bom, já vou falando que meus gostos musicais  são um tanto peculiares por conta do meu vício em games – a maior parte da minha playlist é formada por soundtracks de jogos clássicos e algumas bandas de Power Metal, que embalam as muitas horas de jogatina online. Mas vou falar sobre essas músicas em outra oportunidade. Hoje vou falar sobre uma banda que está no meu top 10 de bandas preferidas: System of a Down!

“Mas Héric, essa coluna não fala somente de bandas alternativas e pouco conhecidas?” Sim, eu sei, mas deixa eu explicar. System of a Down ganhou grande notoriedade por seu estilo musical alternativo (muitos rotulam a banda como New Metal, apesar de os integrantes não aceitarem o termo) e por suas letras altamente politizadas e cheias de críticas ao governo (músicas como ‘B.Y.O.B.’, ‘Boom!’ e ‘Fuck the System’ são auto-explicativas). É difícil definir um “rótulo” para a banda – alguns a definem como New Metal, ou como Rock Alternativo, ou como Hard Rock. A personalidade única da  banda se dá por suas influências musicais: bandas mais antigas de rock alternativo como Nomeansno e principalmente Faith no More. Também houveram influências indiretas dos estilos Heavy Metal, Punk Rock, Jazz, Fusion, Folk Armênico, Rock, Rock Clássico, Blues e Industrial. Uma grande variedade de instrumentos é utilizada em suas músicas: guitarras barítonas, cítaras, violões de doze cordas e alguns instrumentos orientais.

System-O-A-Down-liveMas SOAD levou muito tempo para ser a banda que conhecemos hoje. Em 07 de junho de 1992 Serj Tankian e Daron Malakian fundaram a banda de garagem Soil. A banda inicialmente possuía também Dave Hakopyan e Domingo Laranio como integrantes, que logo deixaram a banda dizendo que esta não iria a lugar algum (quem diria, hein?). Soil acabou em 1994 e Serj Tankian e Daron Malakian mudaram seu nome para o que conhecemos hoje. Eles conheceram Shavo Odadjian, que na época trabalhava como gerente em uma casa noturna. Shavo largou o emprego de gerente para se tornar baixista e empresário da banda. Logo depois, Andy Khachaturian assumiu as baquetas da banda. A partir daí gravaram vários singles como ‘Suitepee’, ‘Sugar’, ‘P.L.U.C.K.’, entre outros. Em 1997, Andy sofre uma lesão na mão e deixa da banda, sendo substituído por John Dollyman, selando assim a formação do grupo, que é a mesma até hoje.

Em junho de 1998, System lança o álbum homônimo à banda e ganha destaque nas rádios com os singles ‘Sugar’ e ‘Spiders’.  Começaram a participar de shows importantes, como o Ozzfest (apesar de terem tocado no 2º palco) e a abertura dos shows das bandas Slayer e Sepultura, ganhando assim grande notoriedade. O auge do sucesso veio com o lançamento do disco Toxicity e seus singles ‘Toxicity’(que dá nome ap disco), ‘Aerials’ e ‘Chop Suey’(considerado por muitos fãs como o hino da banda). O disco estreou em primeiro lugar na Billboard e ficou no topo das paradas no Canadá. Em 2005 é lançado um álbum duplo – Mesmerize e Hipnotize – que conquistou o Grammy de melhor single com a música B.Y.O.B. Em 2006 é lançado o clipe da canção Lonely Day, do álbum Hypnotize, também indicado ao Grammy, que porém não levou ao prêmio. Depois disso, Daron Malakian declarou um ‘hiato indefinido’ à banda, que durou até novembro de 2010.

A banda realizou várias turnês desde sua volta e encontra-se em atividade atualmente, e inclusive confirmou presença em shows em São Paulo e no Rock in Rio 2015 (Uhuuuul! Eu vou!!!).

War! Fuck the System!

A música impossível de se cantar!

E é claro, o hino da banda, Chop Suey!

Enfim pessoal, essa foi a minha escolha de banda da semana, espero que tenham gostado!
Um forte abraço e até a próxima estação!

Fui! :***

Compartilhe!

COMMENTS

  • <cite class="fn">Henrique Joaquim</cite>

    Embora não gostei tanto do estilo (desculpe-me), apreciei a leitura da coluna e os sons que foram colocados, acredito que seja por causa das críticas ao governo (“Fuck the System”) e por causa do ritmo da música.

  • <cite class="fn">Pedro Perez</cite>

    Agora sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SOAD é com ctz umas das melhores bandas que já ouvi. Pra mim, Top 3!
    Muitas e muitas tarde passávamos ouvindo os álbuns e vendo os clips.
    Destaque para as músicas (minhas preferidas) This cocaine makes me feel like i’m on this song, ATWA, Deer Dance. Entre tantas outras!

    Valeu galera e parabéns pela escolha Héric!!!! Representou bem ^^

Leave a Comment